top of page

10 dicas para melhorar a segurança da indústria solar


Os trabalhadores solares enfrentam uma ampla gama de riscos de saúde e segurança no local de trabalho, desde levantamentos e escadas até tropeções e quedas.


Mas, seguindo este conselho e compartilhando-o por meio de treinamentos de segurança solar, você pode reduzir substancialmente o número de acidentes em seu local de trabalho.



A instalação solar pode ser um trabalho perigoso se não forem tomadas as precauções de segurança corretas para os painéis solares.


Mas exatamente quão perigoso?


Segundo algumas estimativas, trabalhar na indústria solar é três vezes mais perigoso do que trabalhar no setor eólico .


Quando calculada em relação à quantidade de energia que cada indústria produz, é mais de dez vezes mais perigosa que a energia nuclear.


Como resultado, acredita-se que haja cerca de 100 a 150 mortes na indústria solar mundial a cada ano.


Então, quais são os principais perigos da energia solar que podem causar ferimentos, ou pior, fatalidades e quais medidas você pode tomar para garantir a segurança solar?


Elevação


Os painéis solares são pesados ​​e difíceis de levantar. Deixar de realizar um levantamento corretamente pode resultar em distensões, distensões musculares e lesões graves nas costas, incluindo hérnia de disco, ruptura do manguito rotador e distensões no quadril e na região lombar.


Tropeções e quedas


Lesões causadas por tropeções e quedas incluem ossos quebrados, fraturados ou estilhaçados; trauma grave nas costas, pescoço e cabeça; lesões por punção; e lesões internas.


Eletricidade


Os sistemas de energia solar consistem em vários componentes que conduzem eletricidade. Lesões potenciais incluem queimaduras térmicas; danos musculares, nervosos e teciduais; e quedas causadas por um choque inesperado.


Escadas


Vários riscos sérios estão associados ao uso de escadas, incluindo fraturas ou entorses; lesões por punção; cortes e contusões; e traumas nas costas, pescoço e cabeça.


Dado o risco considerável associado à instalação de painéis solares, é importante tomar todas as precauções necessárias para garantir a segurança solar em seu local de trabalho.


Reduzindo Acidentes e Melhorando a Segurança Solar


A seguir estão nossas 10 principais dicas para reduzir o risco de acidentes relacionados à energia solar:


1. Identifique todos os riscos potenciais de deslizamento, tropeço e queda antes de iniciar o trabalho.


Mantenha as áreas de trabalho livres de detritos e obstruções, como ferramentas abandonadas e cabos elétricos. Além disso, mantenha-os livres de gelo, óleo e água e outras substâncias que possam causar escorregões.


2. Mantenha o levantamento manual no mínimo.


Use carrinhos móveis ou empilhadeiras para mover os painéis solares. Se não houver alternativa ao levantamento manual, use luvas para proteger as mãos e melhorar a aderência.


3. Elimine Riscos Elétricos.


Mantenha uma distância segura das linhas de energia. Cubra a matriz solar com uma folha opaca para 'desligar' a luz do sol. Teste os circuitos para garantir que estejam "desenergizados" antes de trabalhar neles. Use o equipamento de proteção adequado.


4. Maximize a segurança da escada.


Inspecione as escadas antes de iniciar o trabalho e retire as defeituosas de uso. Use escadas de fibra de vidro não condutoras perto de fontes de energia. Coloque as escadas em solo seco e nivelado, longe de portas e passarelas. Fixe as escadas no chão ou no telhado. Segure os degraus horizontais da escada (não os trilhos verticais) e mantenha três pontos de contato.


5. Desenvolver uma Política de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).


Os empregadores devem fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para que os trabalhadores desempenhem seu trabalho com segurança. O empregador também deve garantir que os funcionários usem o EPI de maneira a manter sua confiabilidade.


6. Desenvolva procedimentos para usar ferramentas elétricas.


As ferramentas elétricas devem ser mantidas em condições seguras de trabalho. Os empregadores devem atribuir a responsabilidade de supervisionar o uso adequado e a manutenção das ferramentas.


O equipamento, incluindo os cabos elétricos, deve ser inspecionado antes do uso para garantir sua segurança. Os funcionários devem ser treinados adequadamente sobre como operar todas as ferramentas elétricas. Se for necessária manutenção, os funcionários devem ser treinados para realizar a manutenção com segurança.


7. Desenvolver Políticas de Hidratação e Práticas Seguras para Trabalhar ao Sol.


Trabalhar em condições quentes pode causar desidratação ou perda excessiva de água do corpo. A perda de fluidos pode se tornar grave o suficiente para ser fatal. Água potável deve estar disponível para os trabalhadores no local e você deve incentivar a hidratação regular .


8. Consulte outros empreiteiros no local.


Certifique-se de estar totalmente ciente de qualquer trabalho que outros contratados estejam realizando no local. Comunique-se com eles para identificar quaisquer riscos de segurança potenciais criados por seu trabalho.


9. Forneça treinamento de segurança do trabalhador.


Treinar trabalhadores solares na operação segura de máquinas, ferramentas e equipamentos, bem como treiná-los em como trabalhar de acordo com as políticas de segurança. Documente o treinamento realizado. O treinamento leva tempo e esforço, mas pode reduzir atrasos em projetos causados ​​por acidentes.


10. Fique alerta!




Permaneça atento durante o trabalho. Fique em sintonia com o seu ambiente de trabalho. Se você observar condições inseguras ou pessoas trabalhando de maneira insegura, pare e corrija o problema antes que ocorra um acidente.




Comments


bottom of page